INGREDIENTES:
4 colheres de (sopa) de água
1 colher (sopa) gelatina em pó incolor sem sabor
1 colher (sopa) de glucose
1 colher (sopa) de margarina culinária
1 colher (chá) essência amêndoa
Açúcar de confeiteiro (impalpável).
MODO DE PREPARO
Colocar a água em banho maria para derretar a gelatina. Não pode ferver.
Misturar a glucose, a essência e colocar o açúcar impalpável aos poucos até dar o ponto.
O ponto certo é quando a mistura desgrudar das mãos e ficar as marcas dos dedos.
Abrir a massa com um rolo, e em seguida cobrir o bolo, ou modelar os enfeites, de acordo com o modelo do bolo escolhido.
Receita e vídeo de Sandra Dias.
Algumas recomendações a serem seguidas, para o manuseio da pasta americana:
Use a pasta americana de cobrir bolos, imediatamente, quando terminar de fazê-la.
- A massa que sobrar, deve-se guardar dentro de um saco plástico, bem fechado, fora da geladeira.
- Para fazer bonecos e babados, acrescentar ½ colher de sobremesa de CMC e 1 colher de margarina.
- Para colar figuras que não estejam secas, use um pincel com água. Quando secas, glacê.
- Para cobrir bolo de frutas ou qualquer bolo escuro, passar antes da pasta americana, um glacê mármore e em seguida a geléia de brilho para colar a pasta americana.
- Quando a massa estiver descansada ela fica quebradiça. Coloque um pouco de margarina e trabalhe novamente para poder reutilizá-la.
Aplicação:
- A pasta feita para cobrir o bolo, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o bolo imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade.
Conservação:
- A pasta que sobrar, guarde em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco. Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade.
Re-utilização:
- A pasta que sobrar, seja a que foi utilizada para cobrir o bolo, seja a que foi usada para modelagem, pode ser reutilizada depois de alguns dias.
Então, quando quiser re-utilizar a pasta que foi feita dias atrás, ela estará seca e mais dura, então faça o seguinte: coloque-a de 3 à 6 segundos no microondas, e junte um "pedacinho" da margarina que usou para fazer a pasta, e amasse (sovar) bastante até voltar a ter a mesma textura. Repita este processo até que ela fique boa de novo. E não precisa adicionar mais açúcar.
Tingimento:
Para se tingir a pasta americana, podemos usar 3 diferentes tipos de anilina comestível (corante), observando o seguinte:
Corante em gel: pegue um palito de dentes, molhe a ponta dele no corante, junte-o à pasta, e trabalhe bem até incorporar todo o gel, tingindo a pasta.
Repita o processo até obter a cor desejada. A anilina em gel é muito concentrada, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais,
porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado.
Corante líquido: utilizado apenas com aparelhos de
tingimento, conhecidos como "Aerógrafos".
Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, existem apenas na versão em pó, e o pó sozinho não se incorpora à pasta, devendo-se então, diluí-lo no álcool de cereais, ou qualquer outra bebida branca que contenha álcool, e aplicar com um pincel no local desejado. O mesmo vale para todos corantes em pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário