Oeufs en Cocotte: ovos assados em recipientes de porcelana com creme e manteiga;
Salade frisée aux lardons: saladas de endívias com cubinhos de bacon frito;
Crottin chaud en salade:queijo de cabra derretido sobre torrada e salada;
rudités: legumes crús cortados em palitos. Geralmente aipo, cenoura, tiras de pimentão, brócolis, couve-flor e aspargos;
Gougère: São feitos com massa choux recheadas com queijo gruyère e emmental. Podem ter formado redonto (tipo bolinha de queijo) ou de pão;
Rillettes: São pastas muito similares aos patês. O que os diferencia é que os rilletes são mais fibrosos pois a carne é desfiada e não triturada. Podem ser feitos com carne de porco ou com carne de pato, ganso ou peixe. É servido acompanhado de pães ou torradas.
+ Omelette aux fines herbes: O mais popular omelete francês. Omelete com ervas finas.
Saucisson: Linguiça feita de vários tipos de carne, principalmente com carne de porco, sal, pimenta, açúcar.
Soupe à l'oignon: A tradicionalíssima sopa de cebola gratinada (com queijo gruyère ou emmental);
Prato Principal ou Les plats
+ Andouillettes:Linguiça feita com carne porco intestino e tripas (às vezes de vitela). Alguns dizem que o cheiro é horroroso mas que para a experiência gastronômica ser verdadeiramente francesa, ela tem que ser consumida. fonte: aqui
+ Beurre blanc: É literalmente, traduzido do francês, a manteiga branca. É um molho de manteiga quente emulsionado com redução de vinagre ou vinho branco e chalota cinza que é um bulbo muito parecido com a cebola.
Bifteck au poivre: Steak au poivre ou filé mignon com molho de pimenta;
Cassoulet: Tem várias versões mas é basicamente feijão com carne de porco e de pato ou carneiro;
+ Champignons de Paris: Os pequenos Cogumelos Paris dourados na manteiga e no alho com cebolinha, estragão, salsinha e tomilho. Serve como acompanhamento de pratos de peixe e carne.
+ Châteaubriant (filet): é um bife de lombo de vitela, muito grosso, assado na grelha, de cor rosada no interior, temperado com pimenta (preta ou verde). É servido com molho béarnaise (molho feito de manteiga clarificada emulsionada em gemas e aromatizado com ervas). É acompanhado de batatas ou legumes verdes (ervilhas, feijão-verde etc
Côte de porc: Costeleta de porco;
+ Hachis parmentier:
É a versão francesa do nosso escondidinho. Carne moída com purê de batatas levado ao forno para gratinar;
fonte: aqui
+ Magret de Canard: Peito de pato geralmente acompanhado de batatas. Deve ser uma delícia porque a carne de pato, quando bem feita, é muito saborosa.
Os molhos que o acompanham podem variar, como por exemplo, au miel (ao mel) e à l'orange (peito de pato à laranja);
fonte: aqui
+ Marengo Veau Sauté: Salteado com carne de vitela, cebola, manteiga, chalotas, cogumelos Paris, tomate, vinho, salsa, pimenta, óleo vegetal, batata ou macarrão.
fonte: aqui
Noisettes d' agneau: Carne de carneiro com cogumelos e ervas;
Paupiette: Típico da região da Normandia, o paupiette é um rocambole de carne (geralmente de vitela) recheado com legumes, frutas ou até um pedaço de doce.
Pintade rôite garnier: galinha da guiné assada;
Pot-au-feu: é um tradicional guisado de carne francês temperado com ervas aromáticas que pode ser servido de duas formas: como sopa ou como prato principal.
Sauce béarnaise: molho feito com manteiga clarificada, gemas de ovos, vinagre de vinho branco e ervas.
+ Tartare: é um prato de carne crua e finamente picada. O tartare pode ser feito com carne de vaca, carne de cervo, salmão ou atum. Geralmente, é servido com torradas.
fonte: aqui
+ Terrine: É a mesma forma de preparo do patê, no entanto assado. são servidos quentes ou na temperatura ambiente;
f
Bêtises de Cambrai: Uma delicada bala francesa de menta e açúcar caramelizado;
+ Blancmange: é uma espécie de manjar feito com leite, amido e açúcar e muitas vezes aromatizado com amêndoas. Embora tradicionalmente branco, blancmanges levam frequentemente cores alternativas.
fonte: aqui
+ Brie de Meaux: Tipo de queijo (brie) de pasta mole e casca florida fabricado na região de Meaux. Este é um queijo de origem garantida e bem diferente dos queijos “brie” que compramos no supermercado. Apesar dos dois serem brie, este não é pasteurizado sendo assim tem muito mais sabor.
fonte: aqui
+ Brie de Melun: Como o Meaux é outro queijo brie de origem controlada. A diferença é que o Melun é mais forte e picante. Essas diferenças têm origem nos processos de fabricação. Existem na França, , outros tipos de brie, que seguem métodos de fabricação semelhantes, porém cada um com suas particularidades, gerando uma diversidade muito agradável de sabores e texturas. fonte: aqui
+ Crème brûlée: é uma das sobremesas mais famosas da França. Consiste em um creme à base de creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado em porções individuais.
font
Crême caramel: Creme à base de leite, açúcar e ovos com calda de caramelo, uma espécie de pudim de leite condensado;
Crepes Belle Hélène: Crepe de pera, chocolate meio amargo e sorvete de bauinilha ou creme de chantilly.
Crepe Suzette: O Crepe Suzette é provavelmente o crepe mais famoso do mundo. Ele pode ser servido quente com uma calda de açúcar, com suco de laranja, ou com licor (geralmente Grand Marnier), sendo normalmente flambado com conhaque.
Eclair: Bomba de chocolate. Existem outras variações de sabores;
Gâteau Fraisier: É um doce composto por duas camadas depão de ló embebidas em molho de morango e rum, recheadas com um delicioso creme mousseline de baunilha e morangos e cobertura de pasta de amêndoas;
Gâteau St Honoré: Esta torta consiste em uma massa folheada e decorada na sua parte externa por diversos profiteroles que são presos na base da torta com caramelo ou creme. a torta é recheada com merengue ou creme de confeiteiro (aquele do sonho sabe?
le flottante: Ovos nevados. Acredito que seja parecido com pudim de claras;
Marron glacé: O marron-glacé é um doce feito com castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar
Mille-feuilles: Mil folhas. Menos doce do que o que estamos acostumados no entanto muito mais gostoso.
Moelleux au chocolat: Bolo de chocolate com o interior cremoso. Pode ser recheado com calda de chocolate ou não;
fonte: aqui
+ Mont Blanc: é uma sobremesa francesa de puré de castanhas doces, suspiro e coberto com chantilly.
fonte: aqui
+ Niflettes: É uma torta de massa folhada coberta com creme de confeiteiro (aquele do sonho).
fonte: aqui
+ Paris-Brest: uma sobremesa francesa, feita de massa choux (a massa da bomba sabe?) e um creme sabor praline;
+ Pêche melba: Pêssegos macios e maduros, calda de framboesa (ou outra fruta vermelha), com sorvete de baunilha;
fonte: aqui
+ Profiteroles: Pequenas mini-bombas recheada de creme, sorvetes e caldas e cobertas de calda de chocolate;
+ Puits d'Amour: é um doce com massa em forma de poço e recheado com geléia ou creme de confeiteiro (aquele do sonho).
fonte: aqui
+ Baba au rhum: um pequeno bolo molhado com licor, geralmente rum, e às vezes cheio de chantilly ou creme de confeiteiro.
fonte: aqui
+ Tarte aux myrtilles: Tortas de blueberry ou mirtilos;
fonte: aqui
+ Tarte Bourdaloue: A tarte Bourdaloue é uma torta que combina um creme de amêndoa e metades de peras em calda ou maduras.
fonte: aqui
+ Tarte Tatin: Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir a massa. Ao desenformar a torta esta fica com as frutas no topo.
fonte: aqui
+ Tartellete: pequenas tortas com creme e/ou frutas;
Padaria e lanches
fonte: aqui
+ Brioche: Na receita desse pão, além desse açúcar e fermento, leva também farinha, manteiga, ovo e sal. O resultado é uma massa bem macia, nem salgada nem doce, do tamanho de uma empada grande, com bordas em gomos (por conta do formato da forma).
fonte: aqui
+ Crepes: Parecidos com as panquecas com massas finas feitas de farinha ovo e leite e podem ser recheados com recheios salgados e doces.
fonte: aqui
+ Croissant: pão de massa folhada em formato de meia-lua.
fonte: aqui
+ Croque-monsieur: é o mais famoso sanduíche francês feito com pão tipo brioche, presunto, molho branco, e queijos tipo emmental ou gruyere levado ao forno para gratinar. Pode ser o prato principal quando acompanhado de uma salada verde e lanche quando acompanhado de um café.
fonte: aqui
+ Croque Madame: é um sanduíche de presunto e queijo, geralmente Emmental, torrado em uma panela. Ele é então mergulhado em ovo batido e coberto com um ovo frito. É um variante do croque-monsieur.
fonte: aqui
fonte: aqui
fonte: aqui
+ Macarons: É um pequeno bolo granulado, com massa de farinha de amêndoa e produzido sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro com recheios dos mais variados.
+ Pain au Chocolat: Pão recheado com chocolate. Também conhecido como brioche de chocolate.
fonte: aqui
fonte: aqui
+ Pain de Campagne: pesado, com a casca grossa. Uma combinação de farinha branca+farinha de trigo e farinha de centeio);
fonte: aqui
+ Pain de Mie: macio, para sanduiche similar ao pão pullman; Este pão tem açúcar, o que o torna mais doce do que a maioria dos pães franceses mas não é tão doce como pães americanos;
fonte: aqui
fonte: aqui
fonte: aqui
+ Quiche: É um tipo de torta salgada feita com recheio à base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura. Podem ser recheados com presuntos, legumes e queijos.
Queijos
+ Brie de Meaux: Tipo de queijo (brie) de pasta mole e casca florida fabricado na região de Meaux. Este é um queijo de origem garantida e bem diferente dos queijos “brie” que compramos no supermercado. Apesar dos dois serem brie, este não é pasteurizado sendo assim tem muito mais sabor.
fonte: aqui
+ Brie de Melun: Como o Meaux é outro queijo brie de origem controlada. A diferença é que o Melun é mais forte e picante. Essas diferenças têm origem nos processos de fabricação. Existem na França, , outros tipos de brie, que seguem métodos de fabricação semelhantes, porém cada um com suas particularidades, gerando uma diversidade muito agradável de sabores e texturas. fonte: aqui
+ Camembert: Queijo de pasta mole feito a partir do leite de vaca. Muito similar ao brie porém mais macio, com um aroma mais delicado e um sabor, levemente terroso;
fonte: aqui
+ Crottins de Chavignol: É um queijo feito a partir do leite cru de cabra, típico da região do Vale do Loire . É servido depois da refeição com fatias de pão;
fonte: aqui
+ Roquefort: É um queijo feito a partir do leite de ovelhas. Muito similar ao gorgonzola pois são injetados fungos em sua composição que após o processo de maturação lhe desenvolvem veios caracterisco e lhe confere um sabor forte;
fonte: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário