- 200 g de açúcar
- 250 g de água
- Casca de um limão
- 40 g de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de glucose de milho transparente (é a mesma que se usa em caldas para brilho, marshmallow, jellies, candies), para maior validade e melhor consistência.
MODO DE PREPARO:
1 – Pese a água e o açúcar. Dissolva e coloque a casca do limão. Limão ou laranja são os mais adequados. Mas nada te impede de usar canela em pau, aromatizar com essências ou até mesmo suco de frutas.
2 – Assim que ferver, coloque o amido dissolvido numa xícara de café de água. Misture e volte a cozinhar até engrossar.
3 – É bem rápido. Assim que chegar à consistência, acrescente a glucose.
É difícil alcançar a cor do produto industrializado usando apenas frutas. O ideal é utilizar um corante de qualidade para chegar no tom desejado. Em todo caso, lembre-se que não é ideal utilizar o corante no inicio da cocção.
Versátil, pode ser usada tanto sobre tortas quanto bolos, levando aos mais incríveis efeitos de decoração.
Ela não chega a ser tão doce ou consistente quanto a geleia comum. Por isso vale usá-lo para cobrir frutas ou doces em que se queira dar brilho.
Não vamos confundir a geleia de brilho com o glaze. Pois este último usualmente é composto de chocolate. Enquanto no primeiro trabalhamos com colher ou pincel; no segundo, não podemos tocá-lo. O glaze é despejado sobre uma preparação e esta sacudida para que ele se distribua e confira uma superfície uniforme quase vitrificada ao doce (caso da Sacher Torte, por exemplo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário